Astrologia védica: uma abordagem diferente da astrologia ocidental

Você já ouviu falar em astrologia védica? Essa abordagem astrológica tem origem nos Vedas, as sagradas escrituras da Índia. Por causa disso, ela também se relaciona de forma direta com conceitos importantes na cultura védica, como Karma, destino e previsões para o futuro.

Também conhecida como astrologia Hindu, essa abordagem astrológica tem diferenças significativas para a astrologia ocidental, com a qual você com certeza está mais familiarizado. Afinal, a astrologia ocidental trata de conceitos como signo solar, signo ascendente, posição e energias dos planetas no mapa astral, entre outros.

Mas, sobre o que fala a astrologia védica então? Quais são as principais diferenças para a astrologia que conhecemos no ocidente? E, mais importante: como a astrologia Hindu pode contribuir para melhorar nossas vidas?

Se você ficou curioso para saber mais, e conferir as respostas para todas essas dúvidas, leia este post até o final e aproveite as dicas!

O que é, e como funciona a astrologia védica?

A astrologia védica é uma antiga prática astrológica originária da Índia, que remonta há mais de 5.000 anos. Diferente da astrologia ocidental, que se baseia no zodíaco tropical, a astrologia védica utiliza o zodíaco sideral, que considera a posição real das constelações no céu.

O funcionamento da astrologia védica também envolve a criação de um mapa natal, que é uma representação da posição dos planetas e estrelas no momento do nascimento de uma pessoa. Então, o mapa é analisado para revelar características pessoais, tendências comportamentais e potenciais áreas de crescimento.

A astrologia Hindu está interligada a outras tradições antigas da Índia, como a ioga e a Ayurveda. E assim como na astrologia ocidental, ela proporciona um mapa para compreender de maneira mais profunda nossas vivências físicas, emocionais, espirituais e até financeiras.

Astrologia Hindu Vs. Astrologia ocidental: principais diferenças

A astrologia védica é diferente da astrologia ocidental de diferentes formas, apesar de haver algumas semelhanças, como a presença de 12 signos do zodíaco e a elaboração do mapa astral da pessoa. Confira a seguir que diferenças são essas!

O calendário não é o mesmo

A astrologia ocidental fundamenta seus mapas no calendário gregoriano, amplamente adotado globalmente, e nas quatro estações do ano. Dessa forma, considera a posição dos planetas em relação às estações, com suas tradicionais datas de início e término dos 12 signos do zodíaco.

Por outro lado, os mapas astrológicos védicos são elaborados com base em um método conhecido como sistema sideral, que examina as constelações em constante movimento.

Para que você entenda melhor…

A astrologia Hindu trabalha com um zodíaco fixo, o que significa que os 12 signos são baseados em constelações, que são agrupamentos extensos de estrelas. Então, o Zodíaco é determinado pelo movimento aparente do Sol através dessas constelações.

Nesse sistema zodiacal, a localização dos planetas, como o Sol e a Lua, é determinada pela sua posição no céu em relação a essas estrelas (relativamente) fixas que compõem as constelações.

Mas, na astrologia ocidental, o sistema utilizado é o tropical, que se fundamenta na relação entre a Terra e o Sol, resultando nos equinócios e solstícios. Nessa perspectiva, o grau zero do sol acontece no signo de Áries, durante o equinócio de primavera.

Lembre-se que estamos falando do hemisfério Norte, então em 21 de março é primavera nesse hemisfério, justamente o primeiro dia do signo de Áries. Então, todos os outros planetas são alinhados a uma posição teórica que se fundamenta nas estações visíveis, a partir do grau zero do sol em Áries.

Psicologia versus karma

Outra diferença significativa é que a astrologia ocidental contemporânea passou a ter uma abordagem mais “psicológica”, enquanto a astrologia védica fundamenta-se no carma individual de cada pessoa.

Isso acontece porque a astrologia ocidental passou por mudanças significativas, enquanto a astrologia Hindu permanece da mesma forma que é ensinada nos Vedas.

Além disso, a astrologia Hindu também fornece informações valiosas sobre o Dharma, ou destino, de casa pessoa. Com isso, ela ajuda a descobrir quais são os dons e desafios inatos que o consulente precisará enfrentar e manifestar, ao longo da sua vida.

Signo solar, signo ascendente e retrogradação

O signo solar, que é o signo principal de cada pessoa, o signo ascendente, que é a constelação que ascendia no horizonte leste no momento do seu nascimento, e o movimento retrógrado dos planetas (para trás), também são tratados de forma diferentes na astrologia védica.

Isso porque, os planetas para a astrologia ocidental apresentam os mesmos tipos de aspectos, como quadraturas, trígonos, sextis e oposições. No entanto, a astrologia védica adota aspectos únicos, onde cada planeta possui um aspecto específico ou um grupo de aspectos, e diferentes intensidades.

Então, ao definir o signo solar, ascendente e movimentos retrógrados, e analisar essas questões, a astrologia ocidental e a astrologia Hindu podem chegar a interpretações bem diferentes. Inclusive, para os Vedas, o signo ascendente é mais importante do que o signo solar!

Como a astrologia védica pode melhorar a nossa vida?

A astrologia védica oferece uma perspectiva única sobre a vida, permitindo que as pessoas entendam melhor suas personalidades, desafios e potenciais. Por exemplo, ao analisar o mapa natal, é possível identificar padrões que podem influenciar decisões pessoais e profissionais.

Afinal, astrologia Hindu faz previsões para o futuro por meio da análise detalhada do mapa natal, que considera a posição dos planetas no momento do nascimento e seus trânsitos ao longo do tempo. Isso permite identificar períodos favoráveis e períodos desafiadores na vida de uma pessoa.

Mas, além de identificar os momentos mais desafiadores, as previsões da astrologia védica também orientam a pessoa sobre superar esses desafios. Além disso, a astrologia védica sugere formas práticas, como mantras e rituais, que ajudam a equilibrar as energias planetárias e a melhorar o bem-estar.

Esses métodos, que podem incluir o uso de pedras preciosas ou a realização de cerimônias específicas, são projetados para alinhar a pessoa com as forças cósmicas e promover harmonia em diversas áreas da vida, desde relacionamentos até finanças.

Conclusão

A astrologia védica se diferencia da astrologia ocidental por ter uma leitura diferente do zodíaco, considerando o movimento do sol em relação às constelações fixas no céu. Além disso, em alguns aspectos, a astrologia hindu é mais detalhada do que astrologia ocidental.

Isso não quer dizer que uma seja melhor que a outra, afinal são abordagens diferentes. Mas, que astrologia Hindu tem valor, e uma boa assertividade, sendo também uma excelente forma de autoconhecimento, assim como a astrologia ocidental.

E, é claro, a astrologia védica também é um dos melhores métodos para entender os desafios atuais da sua vida, e como superá-los!

E.Mikaela

Revisado por Etain Mikaela, redatora web profissional com vasta experiência em revisão de textos, incluindo para blogs e artigos acadêmicos. Sou apaixonada por diversos temas, destacando-se a cosmologia e o universo dos significados dos sonhos.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo